Incontinência Urinária e Sling

Incontinência Urinária não é para se acostumar

A incontinência urinária não deve ser considerada como um processo natural do envelhecimento da mulher. São diversas as causas que levam ao desenvolvimento da perda involuntária de urina.

Causas da Incontinência Urinária

A menopausa pode acelerar esse processo, bem como alterações no assoalho pélvico (distopias genitais), doenças neurológicas, diabetes mellitus descompensado, dentre outras diversas causas. Essa perda involuntária de urina pode acontecer durante esforços como tossir, espirrar, levantar peso, a chamada incontinência urinária aos esforços (IUE).

Tratamentos

Os tratamentos disponíveis no caso da IUE podem ser conservadores ou cirúrgicos. Num primeiro momento e a depender da quantidade e da intensidade das perdas, o tratamento pode ser conservador e inclui fisioterapia para os músculos do assoalho pélvico a fim de realizar um fortalecimento dos músculos e estruturas responsáveis pela continência urinária. O tratamento cirúrgico é através do sling vaginal, indicado caso o tratamento conservador falhe ou quando a avaliação urodinâmica já mostrar sua necessidade. É um procedimento minimamente invasivo onde é introduzida uma fita de polipropileno abaixo da uretra, por via vaginal, aumentando a resistência uretral e auxiliando na diminuição da perda de urina. O implante de sling sintético proporciona melhora da incontinência em 70 a 90% dos pacientes.

Procure sempre um médico de confiança para um bom diagnóstico e indicação do procedimento. Autora: A Dra Julia Nakano, CRM 131.366, é médica ginecologista obstetra, com especialização em Uroginecologia. Fez graduação e residência médica na Santa Casa de São Paulo. Na Clínica Vie!, além dos atendimentos em Ginecologia e Obstetrícia geral, é coordenadora dos núcleos de atendimento a Adolescentes e também da especialidade de Uroginecologia.

#uroginecologia #perdadeurina #incontinenciaurinaria #medicina #ginecologia #obstetrícia #menopausa #clinicamedica #clinicavie #saude #bemestar #medico #mulher #saudedamulher #lifestyle

logo vie.png