
Direitos e Deveres dos Pacientes da Clínica Vie
Direitos dos Pacientes
-
Acessibilidade: Todo paciente tem o direito de que suas necessidades particulares sejam atendidas na prestação dos serviços disponibilizados pela clínica.
-
Privacidade: Todo paciente tem o direito de que sua privacidade seja respeitada, preservando-se a sua intimidade, a sua vida privada e a sua honra.
-
Dignidade e Respeito: Todo paciente tem o direito de receber tratamento digno e respeitoso por parte da clínica.
-
Confidencialidade da Informação: Todo paciente tem direito à confidencialidade da informação, sendo-lhe garantido o sigilo dos resultados dos seus exames e consultas.
-
Consentimento Informado: Todo paciente tem o direito de ser avisado das características, possibilidades, limitações, benefícios, alternativas, riscos e cuidados no pré e pós procedimento inerentes a cada procedimento, mediante assinatura do respectivo termo de consentimento, quando aplicável.
-
Trazer Acompanhante a consulta ou exame: Caso entenda ser necessário ou o paciente seja menor de idade. Caso não seja possível, a paciente pode solicitar que uma funcionária da Clínica acompanhe o exame físico de sua consulta ou exame.
-
Direito a Retorno: Caso necessário para mostrar exames e/ou fechar diagnóstico e tratamento da queixa apresentada, o paciente tem direito a retorno sem nova cobrança de consulta dentro do prazo de 30 dias. O retorno pode ser presencial ou por teleatendimento.
-
Ser ouvido sempre: O paciente tem direito a acesso direto ao SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente, da diretoria da Vie para apresentar suas dúvidas, questionamentos, queixas, reclamações e sugestões.
Deveres dos pacientes da Clínica Vie
-
Seguir Regras e Orientações: Da clínica, de seu convênio e da legislação aplicável.
-
Atentar-se às Orientações obtidas no seu atendimento: Ouvir e prestar atenção nas orientações dadas pessoalmente, por telefone, email ou WhatsApp.
-
Termos de Consentimento de Procedimentos: Solicitar o Termo de Consentimento quando for realizar procedimentos invasivos ou estéticos. Informar ainda qualquer intercorrência ao médico através da Clínica.
-
Trazer Documentos Necessários: identidade e carteirinha do convênio do paciente e identidade do responsável financeiro (menores de 18 anos).
-
Chegar com Antecedência: Chegar 15 minutos antes do horário agendado, tendo ciência de que atrasos podem impedir o atendimento no dia agendado.
-
Desmarcar com Antecedência: Quando não puder comparecer, desmarcar consultas, exames e procedimentos agendados com a máxima antecedência possível, para que a Clínica possa ceder seu horário a outro paciente.
-
Manter Informações Atualizadas: Fornecer e manter atualizadas suas informações de cadastro.
-
Informar: Informar ao seu médico e à clínica sobre seu estado de saúde e outras informações pertinentes ao bom atendimento.
-
Durante a consulta, esclarecer todas as dúvidas e conferir todos os Documentos Médicos recebidos: Prepare-se para sua consulta, anotando previamente seu histórico de saúde, sintomas, remédios que já toma, dúvidas etc. Trazer todos os exames realizados. Quando não dispor de cópia física, enviar pdf dos exames antes da consulta. Antes do término da consulta, checar se todas as dúvidas foram esclarecidas, conferir atestados, receitas e pedidos de exames recebidos, verificando data de validade, descrição de medicamentos, CID, ou outras informações solicitadas por seu convênio ou empresa, bem como assinatura e carimbo do médico. Caso a receita ou pedido de exames precisem ser refeitos, seja por falta de dados, extravio ou perda de prazo, será necessário agendar nova consulta ou teleconsulta para obter documento substituto ou faltante.
-
Arcar com Custos Não Cobertos: caso não sejam pagos diretamente por seu convênio.
-
Nova consulta: caso precise tratar de nova queixa não tratada na consulta inicial, ou ultrapasse o prazo de retorno da consulta inicial, em geral de 30 dias, uma nova consulta deverá ser agendada e paga