Botão_whats.png
faixa 2.png

Saiba mais sobre Ginecologia Endócrina

Acompanhar a mulher em todas as fases da vida, procurando sempre entender suas queixas e promover qualidade de vida.

Estes são os objetivos da Ginecologia Endócrina. Esta supraespecialidade da Ginecologia é responsável por avaliar os sintomas e tratar doenças que acometem mulheres desde a adolescência até a senilidade. 

Cólicas menstruais, irregularidade dos ciclos, puberdade precoce e tardia, sintomas causados pela menopausa, como os fogachos, ressecamento vaginal, osteopenia e osteoporose, avaliando as melhores opções para terapia de reposição hormonal em pacientes que possuem indicação. Também acompanha as mulheres durante o seu período reprodutivo, chamado menacme, atentando para problemas como dificuldades de engravidar, anovulação, síndromes masculinizantes ou hiperandrogenismo, a qual engloba, dentre outras características, o aumento de pelos e oleosidade da pele e cabelos, e a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP). A SOP tem entre seus sintomas a irregularidade menstrual e é diagnosticada com o auxílio do exame ultrassonográfico, quando se detecta a presença de microcistos nos ovários. Se você tem alguma dúvida sobre esses assuntos, consulte um especialista em Ginecologia Endócrina.

Síndrome dos Ovários Policísticos

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma das doenças endocrinológicas mais comuns nas mulheres.

 

Acomete aproximadamente 10% das mulheres em idade reprodutiva. É uma desordem endocrinológica caracterizada por alterações menstruais, aumento dos hormônios masculinizantes e ovários policísticos ao ultrassom.

 
A obesidade está presente na SOP em até 80% dos casos, caracterizada por uma obesidade central ou seja, a relação entre a circunferência da cintura e a circunferência do quadril é maior que 0,8 e circunferência da cintura maior a 88 cm.

 

Na SOP, temos uma desordem plurimetabólica, com a presença de aumento dos hormônios masculinizantes, aumento dos níveis de insulina e resistência periférica a insulina.

Como consequência, encontramos a presença de pêlos onde normalmente a mulher não apresenta pêlos, espessamento e aumento dos pêlos, queda e oleosidade dos cabelos, acne, aumento da massa muscular entre outras.

 

Ocasionalmente encontramos manchas escuras ou hiperpigmentação em região de vulva, axilas e nuca. 

Os ovários apresentam folículos em estágios variados de desenvolvimento, levando a ciclos menstruais longos, fazendo a mulher menstruar a cada 3 a 4 meses. Como consequência desta temos a sub-fertilidade de causa ovariana. A imagem ultrassonográfica apresenta múltiplos cistos (folículos) de tamanhos variados dispostos na periferia do ovário. 

O diagnóstico da SOP é clínico, ultrassonográfico e laboratorial onde as alterações hormonais são identificadas. Muitas mulheres normais sem a SOP, podem ter ovários com múltiplos cistos ao ultrassom, porém sem apresentar os comemorativos acima, não caracterizando assim a doença acima.  

O ovário produz normalmente um hormônio chamado estrogênio, o qual é antagonizado por um outro hormônio ovariano chamado de progesterona. Na SOP a ação do estrogênio é superior a da progesterona, tornando a mulher suscetível a doenças estrógeno-dependentes ao longo dos anos, como o câncer do endométrio. Devido a outras alterações hormonais há o risco contra doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial e dislipidemia.  

O objetivo do tratamento é corrigir a desordem hormonal, restabelecendo a regularidade menstrual, melhora da pele, fertilidade e principalmente diminuindo o risco contra doenças estrógeno-dependentes e as outras acima citadas. Além do uso de medicações específicas, entre elas os contraceptivos hormonais orais e medicação para diminuir a resistência periférica a insulina, a perda de peso é fundamental para o sucesso do tratamento. Quanto a fertilidade, medicações para estimular a ovulação podem ser necessárias. 

faixa 3.png

Profissionais da Vie!

Dra. Carolina Madlum

CRM: 157.462

(29 Avaliações)

Ginecologia geral e Endócrina - Obstetrícia

Consulta presencial ou por videochamada

Valor de consulta: R$ 420,00

Dra. Mariana Lemos

CRM: 157.561

(26 Avaliações)

Ginecologia geral  e Endócrina - Obstetrícia

Consulta somente precensial

Valor de consulta: R$ 420,00

Vie.logo.jpg

Endereço

Rua Karl Richter 16, 2° andar,

Portal do Morumbi

São Paulo/SP

CEP 05709-030 

Redes Sociais

(11) 3740-0970

Clínica Vie © Copyright 2020 Todos os direitos reservados.

logo vie.png