
Saiba mais sobre HPV e Oncologia Ginecologica
A prevenção é a melhor forma de evitar o HPV e suas complicações. A infecção genital pelo HPV é a doença sexualmente transmissível mais frequente na população feminina sexualmente ativa. O Papilomavírus Humano (HPV) é um dos principais fatores para o desenvolvimento do câncer do colo do útero.
Além do câncer de colo do útero, os cânceres ginecológicos mais frequentes incluem o câncer de endométrio e o câncer de ovários. As mulheres com casos de câncer de ovário e endométrio na família devem estar atentas e procurar um médico.

O câncer de colo do útero é uma doença que faz as células da região sofrerem alterações e começarem a se multiplicar sem controle. O câncer do colo uterino é o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama. O vírus HPV está presente em mais de 90% dos casos. Além disso, o início precoce da atividade sexual, múltiplos parceiros, tabagismo e uso de pílulas anticoncepcionais podem estar relacionados ao aumento de risco para a doença genital.
Prevenção
As principais medidas preventivas são o uso de preservativos nas relações sexuais, a visita regular ao ginecologista para a realização do exame de Papanicolaou, educação e orientação sexual. Atualmente, existem vacinas disponíveis no mercado para prevenir o câncer do colo do útero por HPV.
Realizamos na Vie o Papanicolaou pela técnica de Colpocitologia Oncótica em Meio Líquido, que possui maior valor preditivo, se comparada aos métodos tradicionais.
Sintomas
Os sintomas do câncer de colo uterino demoram para aparecer. Os mais frequentes são sangramento vaginal imediatamente após a relação sexual ou um corrimento avermelhado e/ou malcheiroso. Porém, na fase inicial não costuma haver sinais ou sintomas.
Diagnóstico
As lesões iniciais do câncer de colo do útero podem ser indicadas pelo exame Papanicolaou e confirmado por testes associados.
