Saiba mais sobre Nutrologia

Nutrologia é a especialidade médica clínica que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças do comportamento alimentar. Os médicos nutrólogos não devem ser confundidos com nutricionistas. O Nutrólogo é formado em Medicina e com pós-graduação ou residência na área de nutrologia. Com especialização em doenças provocadas pela alimentação inadequada, o nutrólogo é capaz de avaliar carências de nutrientes no organismo, além de tratar obesidade e infecções gastrintestinais, como gastrite, refluxo e azia.

A abrangência de atuação dos nutrólogos envolve:

1) diagnosticar e tratar as doenças nutricionais (que incluem as doenças nutroneurometabólicas de alta prevalência nos dias de hoje como a obesidade, a hipertensão arterial, gastrite e o diabetes mellitus), recorrendo à solicitação e avaliação de exames diagnósticos, quando necessário;

2) identificar possíveis “erros” alimentares, hábitos de vida ou estados orgânicos que estejam contribuindo para o quadro nutricional do paciente, já que as inter-relações entre nutrientes-nutrientes, nutrientes-medicamentos e de mecanismos regulatórios orgânicos são complexas;

3) esclarecer ao paciente sobre doenças nutricionais (anemia ferropriva, carência de vitamina A, obesidade, hipertensão arterial, diabetes mellitus, vários tipos de câncer, anorexia nervosa, osteoporose, entre muitas outras); sobre substâncias benéficas e maléficas presentes nos alimentos; e sobre seu comportamento alimentar.

4) propor ao paciente mudanças de hábitos de vida, em particular de hábitos dietéticos;

5) enfatizar a necessidade de acompanhamento sistemático do estado nutricional através de uma avaliação periódica (check-up nutrológico).

Como agir para conseguir um envelhecimento saudável?
1) Processo oxidativo: a produção de radicais livres em excesso com uma baixa produção de antioxidantes leva a um aumento do stress oxidativo que pode lesionar células e posteriormente tecidos sendo responsável em grande parte pelo aparecimento de doenças degenerativas e câncer.

2) Diminuir o processo de sarcopenia: resulta na diminuição do tecido muscular comum no idoso e que corresponde a dificuldade de deambulação e diminuição da energia tão comum no idoso.

3) Controlar a taxa de açúcar e colesterol: Doses altas de açúcar sanguíneo podem levar a desenvolvimento de diabetes tipo 2 com todas as suas consequências e limitações. Altas doses de colesterol e triglicérides podem causar doenças ateromatosas que são responsáveis por hipertensão arterial, infarto agudo do miocárdio e derrames cerebrais.

4) Melhorar e proteger a função hepática: O fígado é um dos órgãos mais importantes do nosso organismo sendo responsável entre outras coisas pelo processo de metabolismo e pela desintoxicação do organismo.

5) Combater a inflamação crônica: causada principalmente pelo aumento da gordura abdominal, que acaba sendo responsável também pelo aparecimento e perpetuação de patologias como diabetes, doenças autoimunes, câncer, doenças ateromatosas, entre outras. O tecido adiposo visceral produz substancias inflamatórias que atuam neste sentido.

6) Melhorar a resposta imunológica

7) Controlar o grau de stress.

8) Restaurar o equilíbrio hormonal: As pausas das glândulas que acontecem com o envelhecimento, diminuem a produção hormonal desequilibrando todo o organismo. Hoje existem trabalhos científicos mostrando os benefícios da suplementação hormonal no processo de envelhecimento. As pausa hormonais ocorrem na tireóide (tireiodeopausa), na adrenal (adrenopausa), na diminuição na produção de GH, hormônio do crescimento (somatopausa), na diminuição na produção dos hormônios femininos, estrógeno e progesterona, tão conhecida como menopausa, na diminuição na produção de testosterona no homem (andropausa), na diminuição na produção de melatonina (melatopausa).

9) Proteger a função cerebral, visando diminuir ou retardar os processos de demência senil.

Dra. Milena Fortunato

CRM: 142.090