
Saiba mais sobre Otorrinolaringologia e Rinoplastia
Chamamos de otorrinolaringologia o ramo da medicina que cuida das seguintes áreas: nariz, seios da face, garganta e ouvidos. Além disso, o médico capacitado em otorrino, como a otorrinolaringologia também é chamada — e como o próprio especialista também costuma ser chamado —, cuida da cabeça e do pescoço como um todo.
Entre as funções que o especialista avalia, estão: audição, respiração, voz, saúde das cordas vocais e deglutição.
Veja quais são os principais sintomas e sinais tratados pelo otorrino
Para saber quando procurar um otorrinolaringologista, é preciso atentar-se a alguns sinais e sintomas que o corpo costuma manifestar. Muitas vezes, eles surgem de forma sutil, podendo se agravar com o decorrer do tempo. São eles:
· rouquidão (disfonia);
· ronco;
· dor de ouvido;
· dor de garganta;
· sangramento no ouvido;
· tontura;
· zumbido;
· secreção no ouvido (otorreia);
· dificuldade auditiva/surdez;
· sangramento nasal;
· dor na face;
· dor de cabeça (cefaleia);
· obstrução nasal;
· visão embaçada ou escurecida;
· alergia das vias respiratórias;
· tosse;
· pigarros, entre outros.
Entenda a importância de procurar um otorrinolaringologista
A avaliação do otorrino é de suma importância para o diagnóstico correto e o tratamento das afecções. O tratamento depende de cada caso, podendo ser cirúrgico ou clínico. As principais doenças diagnosticadas pelo otorrinolaringologista são:
· sinusites;
· rinites;
· alterações das cordas vocais;
· distúrbios de deglutição;
· paralisia facial;
· desvio do septo nasal;
· surdez;
· perfuração do tímpano;
· labirintite;
· amigdalite;
· adenoides e amígdalas aumentadas;
· distúrbios do sono;
· polipose nasal, entre outras.


A rinoplastia ou simplesmente cirurgia plástica do nariz é um procedimento cirúrgico que tem por objetivo aperfeiçoar o nariz, de modo a conferir um formato mais simétrico. Em linhas gerais, essa técnica é aplicada quando há indicação de mudanças estéticas no órgão.
Entretanto, em alguns casos é possível corrigir a estrutura do nariz para conferir melhor funcionalidade a parte externa do sistema respiratório, como em casos de desvio de septo ou aumento das conchas nasais (hipertrofia dos cornetos).
Além de alterar o aspecto visual, modificando o tamanho ou formato das narinas, é possível também compor de maneira mais adequada a disposição entre o nariz e o lábio superior, corrigindo problemas estruturais muito comuns em cirurgias estéticas faciais.
