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Teleconsulta

Teleconsulta
Horários especiais - Teleconsulta

Pronto Atendimento On-line (em breve)
 

O atendimento presencial em consultório não parou na Clínica Vie, pois sua saúde não pode esperar. E também, para quem preferir, estamos oferecendo a teleconsulta em horários distintos, com ou sem agendamento prévio.


1) Teleconsulta
A teleconsulta é uma consulta médica completa, com prévio agendamento, por videochamada, na qual você receberá todo o atendimento de seu médico. O doutor fará anotações em seu prontuário em nosso sistema, prescreverá exames e medicamentos, como numa consulta tradicional. Instituições renomadas como o Hospital Albert Einstein e o Ministério da Saúde já o utilizam em várias situações há muitos anos, mas somente por conta do coronavirus, surgiu a regulação permitindo as teleconsultas. 

2) Horários especiais - Teleconsulta
São indicados para pacientes que não podem ser atendidos em horário comercial. Alguns de nossos médicos ginecologistas e obstetras estão oferecendo horários por videochamada à tarde, ou noturnos, de segunda a sexta, das 19h00 às 21h00. Clique abaixo no botão e consulte os médicos disponíveis dentro do grupo 1.) HORÁRIOS ESPECIAIS / À NOITE. Obs.: (a) Por se tratar de uma teleconsulta, leia as instruções abaixo e verifique se está de acordo com o Termo de Consentimento para Teleconsulta antes de solicitar o pronto atendimento. (b) Nos horários especiais, o médico atenderá de um local fora da Clínica, e muitas vezes fora do horário de atendimento da recepção. Portanto, será solicitado o pagamento prévio, bem como toda a assistência que o paciente possa desejar de nossa recepção deverá ser solicitado previamente, dentro de nosso horário de atendimento presencial (veja no rodapé).

3) Pronto atendimento online (em breve)

É uma teleconsulta sem agendamento prévio. É ótimo para pacientes que precisam se consultar de imediato. O pronto-atendimento na Vie é uma teleconsulta completa, com direito a exame presencial em outra data, caso o médico julgue necessário, e também oferece retorno incluso no valor do pronto atendimento. De segunda a sexta, das 19h00 às 21h00, médicos ginecologistas e obstetras da Vie estarão à disposição para realizar uma consulta por videochamada (teleconsulta). Não é necessário agendar com antecedência. Dentro do horário acima, clique no botão PRONTO ATENDIMENTO abaixo, veja o médico disponível, faça a sua escolha, efetue o pagamento da consulta (atualmente, o pagamento somente pode ser feito por cartão de crédito). Observações: (a) o serviço de pronto atendimento on-line não é indicado para emergências graves, que requeiram atendimento com recursos hospitalares. (b) Hoje o serviço é exclusivo para atendimento em Ginecologia e Obstetrícia. Em breve, teremos novas especialidades. Acompanhe aqui. (c) Por se tratar de uma teleconsulta, leia as características, limitações e instruções abaixo e verifique se está de acordo com o Termo de Consentimento para Teleconsulta antes de solicitar o pronto atendimento. (d) Caso clicar no botão Pronto Atendimento, e não localizar logo na primeira linha o grupo PRONTO ATENDIMENTO, isto pode significar que o horário de atendimento do dia já se encerrou.
 

4) E se precisar de um exame físico presencial?
Sem problemas. Na Vie, sua teleconsulta dá direito ao exame presencial sempre que seu médico julgar necessário para sua saúde. Não se preocupe, este exame já está incluso no preço da teleconsulta.
 

5) Terei direito a retorno?
Sim. A teleconsulta é uma consulta médica como qualquer outra, e dará direito ao retorno presencial ou online, como você e seu médico combinarem.
 

6) Qual é o valor da teleconsulta?
A teleconsulta terá o mesmo preço de uma consulta presencial. Por enquanto, os convênios estão cobrindo apenas através de reembolso. Sabemos que a situação não está fácil para ninguém, combine o valor da consulta na hora de agendar.
 

7) Como eu recebo receitas e pedidos de exames?
Desde 2001, são válidas no Brasil as receitas assinadas por Certificado Digital. Portanto, nossos médicos já podem prescrever e enviar as receitas via arquivo eletrônico para você. As mesmas receitas devem ser entregues à farmácia também por arquivo eletrônico. Como exemplo, a Droga Raia recebe receitas digitais através do site receita.drogaraia.com.br. No site, você faz um pequeno cadastro, com nome, cpf e telefone do paciente. E insere o arquivo com a receita digital. Depois de enviá-la, você vai até a farmácia física, e por meio do cpf cadastrado por você, a farmácia deve localizar no sistema dela a receita digital que você previamente cadastrou. Este cadastro é necessário para que o sistema da farmácia confira se a assinatura digital é uma assinatura válida. As receitas digitais da Vie podem ser verificadas no site https://verificador.iti.gov.br/. Uma receita digital perde a validade se for impressa e somente pode ser entregue como arquivo pdf, por via digital. Obs. A receita digital não é válida para todos os medicamentos. Caso não seja possível a emissão da receita digital, você pode combinar a retirada da receita física impressa na Vie, ou envio por meio de motoboy (custo de R$ 30,00).

8) Como a teleconsulta é feita?
Tudo é muito simples. Seguimos as diretrizes propostas pela área de Telemedicina do Hospital Albert Einstein (HIAE), que orienta que a teleconsulta nada mais é do que um sistema de gestão de prontuários e emissão de receitas (o mesmo sistema que é usado na Vie presencialmente), associado a uma ferramenta padrão de videochamada. O HIAE esclarece que a videochamada pode ser por qualquer ferramenta: Whatsapp, Skype, Google Meet, Zoom etc. Por ser mais conhecida, a Vie optou hoje pelo Whatsapp.

9) Como o paciente deve se preparar para o dia da consulta?

Após agendamento, o paciente deverá:

a) Ler todas as instruções e responder ao email de confirmação de agendamento. Confirme sua presença e aproveite para atualizar seu cadastro neste momento;

b) Enviar em até 30 min antes da consulta:
- exames em pdf que o médico deverá analisar naquela consulta;
- o comprovante de pagamento da consulta: Por ora, somente estamos aceitando depósitos bancários. Em breve, teremos a opção de pagamento por cartão de crédito. Faça o depósito do valor da teleconsulta na conta corrente:
    Itaú, Ag. 0866, conta corrente número 04275-7.
    Bradesco, Ag. 2403, conta corrente 36.731-1}
    Favorecido: VSM SERVIÇOS MÉDICOS E DIAGNÓSTICOS LTDA
    CNPJ: 15.351.582/0001-28

O envio pode ser para o email atendimento@clinicavie.com.br ou através do whatsapp.

 


10) E no dia e horário da consulta, como funcionará?
Alguns minutos antes da consulta, a Recepção da Vie entrará em contato para fazer sua admissão, conferir sua identidade, conferir se os exames já foram recepcionados e anexados ao sistema, confirmar o pagamento e atualizar seu cadastro. Feita sua admissão, a Recepção fará uma videochamada por Whatsapp para colocá-lo em contato com o médico. 
Esteja em um local privativo e bem iluminado. Teste previamente som e o vídeo. Em breve, sua consulta iniciará. Ao término da consulta, não esqueça de combinar com seu médico se será necessário um exame presencial, ou não, e como as prescrições de exames e medicamentos lhe serão entregues.


11) Regulação e Consentimento prévio
Como toda ferramenta nova, a teleconsulta possui suas especificidades e limitações. É importante você conhecer regras, direitos e deveres estabelecidos, antes de agendar uma teleconsulta. Tal como um consulta presencial, uma única teleconsulta pode não ser suficiente para se chegar ao diagnóstico e tratamento necessários. Exames e outras consultas complementares podem ser necessários. As teleconsultas Vie seguirão o que está previsto no site clinicavie.com.br, bem como as instruções e TERMO DE CONSENTIMENTO PARA A TELECONSULTA abaixo.  Ao agendar sua teleconsulta ou pronto atendimento online com a Vie, assumimos que você leu e está de acordo com todas estas condições previstas no Termo de Consentimento para a Teleconsulta abaixo. Da mesma forma como ocorre na consulta presencial, seu médico poderá recomendar que você procure um outro médico, de outra especialidade ou não, para complementação. Desde que o paciente tenha sido atendido em teleconsulta, mesmo que ele paciente considere que seus objetivos não foram atingidos, em qualquer hipótese o pagamento da consulta continuará sendo devido. A necessidade do exame presencial por parte do médico é definida a critério dele, pois somente a ele cabe decidir se ele precisa, ou não, do exame presencial para oferecer sua melhor conduta para o caso em questão. 

 

12) Termo de consentimento para a teleconsulta
Eu, [nome do paciente], [cpf no.], dou plena autorização ao dr(a). [nome do médico], [crm no.], para realizar a teleconsulta, serviço de consulta médica à distância através de sistema eletrônico de comunicação instantânea de vídeo, áudio, mensagens de texto e envio de arquivos.


Declaro ter conhecimento que:

- A teleconsulta possui limitações diagnósticas, por não possibilitar o meu exame físico presencial;

- Para o bom aproveitamento e análise do médico, face a ausência do exame físico, devo fornecer informações as mais precisas e completas possíveis acerca dos meus sintomas e história médica pregressa;

- Posso ser solicitado a encaminhar, se disponíveis, arquivos eletrônicos de receitas, resultados de exames, relatórios médicos anteriores e fotos pertinentes a esta teleconsulta;

- Poderá ser necessária a complementação da teleconsulta com exame físico presencial para uma melhor opinião diagnóstica e conclusão do atendimento;

- As receitas médicas, solicitações de exames e outros procedimentos, bem como atestados e relatórios médicos, assinados digitalmente, serão encaminhados, por via eletrônica, durante ou logo após a teleconsulta;

- Poderei ter a teleconsulta encerrada, segundo a avaliação do médico, e encaminhado para uma consulta presencial ou algum serviço de saúde;

- A teleconsulta é pontual, pré-agendada, e não me garante o direito ao atendimento por tempo indeterminado ou a disponibilidade de acesso ao médico em outros horários não acordados previamente entre as partes;

- O atendimento será registrado, conforme a norma profissional, em prontuário médico, mantido sob guarda do médico ou clínica, disponível ao paciente quando solicitado.


Por fim, declaro ter lido as informações e orientações contidas no presente Termo de Consentimento, as quais entendi perfeitamente e aceito. Assim, expresso meu pleno consentimento para a realização da teleconsulta.


[local], [data]




[nome do paciente]
Paciente ou responsável legal




[nome do médico]
Médico




13) Fundamentação legal:


Lei nº 13.989, de 15 de abril de 2020 - Dispõe sobre o uso da Telemedicina durante a crise causada pelo Coronavírus (SARS-CoV-2).


Portaria do Ministério da Saúde nº 467, de 20 de março de 2020 - Dispõe, em caráter excepcional e temporário, sobre as ações de Telemedicina.


Ofício CFM n° 1756/2020, de 19 de março de 2020 - COJUR - Do Conselho Federal de Medicina (CFM), por meio do qual reconheceu a possibilidade e eticidade da utilização da Telemedicina.